domingo, 20 de junho de 2010

A estátua de Colombo no Rio Vermelho/BA



O " morcego " não parou de agir ! Desta vez, a ornamentação das quatro imagens que circundam a coluna que mantém o navegador genovês lá no alto, são torços vermelhos e um pano branco nos pés.
Desnecessário dizer que a vegetação do canteiro é mato puro.
Estou lembrado que prometi dizer alguma coisa sobre aquelas peças e acrescento uma informação sobre a própria estátua de Colombo . Não há resgistros para basear a história mas repasso a que me contaram .
Não se conhece autor ou autora...O detalhe é que o monumento à Colombo teria sido um arranjo que acabou dando certo. Eu, pelo menos, gosto de vê-lo na praça , mas critico a manutenção que, de fato, não é realizada como deve ser feita, nos monumentos da cidade.
A imagem de Colombo " esteve guardada " por algum tempo , bem como as outras peças , que teriam uma história curiosa , segundo apurei com quem a conhece a partir de um certo ponto . Elas têm relação com aquelas que estão no Terreiro de Jesus e no Jardim da Piedade , que teriam sido mandadas, em duas remessas , por efeito de algum engano da fundição , esta também não registrada e portanto desconhecida.
As peças ficaram praticamente esquecidas, até que um dia surgiu um local para elas e, ainda bem , que foi no Rio Vermelho !Foi assim que foi armado aquele monumento . Apenas consta do site da Fundação Gregório de Matos, com as seguintes características:
Autor: desconhecido
Altura : 6,15 mts
Orígem : desconhecida
Proprietária : Prefeitura de Salvador
Implantação - em 10.01.1940
Cristoforo Colombo nasceu em Genova no ano de 1451 e se fez marinheiro com 14 anos. Faleceu em Valladolid em 20.05.1506.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Cidade pelada , ou seja, sem árvores


As nossas árvores...

Em comentário , Lucas Jerry faz notar que não há uma só árvore na paisagem postada ! De fato, há poucos dias, na Praça Colombo,notei uns “ pés de pau “ com algumas folhas “ escarças “ ,que nunca serão árvores e nem fornecerão sombras . Plantaram árvores impróprias para a produção de sombra... A mesma coisa acontece no Largo de Santana e em toda a cidade.

Que eu saiba, ainda temos árvores no corredor da Vitória , na Graça e Av. sete até a Praça de São Pedro.

No entanto, são árvores velhas, do tempo em que eu estava no colégio e andava de bonde. Com o tempo, não se sabe quando, a tendência será desaparecerem aos poucos e não se observa o replantio no resto da cidade..

Os coqueiros , são lindos, são originais , mas não dão sombra . São uma marca da terra que não podem ser dispensados . No entanto, até mesmo com os coqueiros , está havendo um problema muito sério , que foi o replantio de mudas doentes , que já precisam ser substituídas da Barra à Itapoã .

Árvores mesmo, aquelas que no futuro deverão ser frondosas , sombrear as ruas e as praças , nem pensar ! O que a prefeitura coloca nas ruas , são espécimes inadequados ! Como pode ?

Para que possam ver um absurdo , ilustro esta postagem com uma foto tirada hoje , sem maiores comentários. Apenas digo que precisei ganhar o asfalto, para passar pelo local. Também elas são impróprias à finalidade... Acontece na Cons Pedro Luiz

Sarnelli em 17.06.2010.