quarta-feira, 21 de julho de 2010

A praia da Paciência do meu tempo de criança





A praia da Paciência que nós vemos hoje não é a do meu tempo. Eu sempre contei para as pessoas das novas gerações que havia uma sapata da qual nós , naqueles tempos , mergulhávamos de encontro às ondas que iam bater-se nela...
Vejam que nessa foto antiga , que tive a sorte de encontrar, a sapata que ninguém vê hoje , aparece , e se vê também que a maré chega mansamente bem perto dela. No entanto, nos dias de temporais ou mesmo com as marés de março, as ondas iam de encontro a muralha com tanta força que jogavam a água na avenida...
Molhavam carros e pessoas , que passavam com os guarda chuvas abertos , mas a meninada se divertia com o banho de chuveirinho, eu inclusive

.Hoje a praia é bem diferente. A sapata desapareceu, escondida pela areia que a maré depositou na área durante décadas , provocando um grande desnivel entre a muralha e as águas , que recuaram bastante ...
Olhem a foto com atenção e tentem imaginar as ondas chegando preguiçosamente até a base da sapata...quando as marés alcançavam o seu ponto máximo da enchente , algo que hoje é impossível , a não ser que o próprio mar decida retirar a areia que ele próprio depositou na praia.
O próprio " Taboleiro " , era pedra pura pura e hoje está coberto de areia... Muita gente da minha geração deve se lembrar disso. Era divertido tomar banho de chuveiro provocado pelas ondas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário