quarta-feira, 21 de março de 2012

Intervenção viária da TRANSALVADOR na rua Jequié ( Lucaia ) no parque Cruz Aguiar

 
 

 
A Rua Lucaia , uma via de pouco mais de 100 metros, localizada no Parque Cruz Aguiar, acaba e sofrer uma das tais intervenções viárias da TRANSALVADOR. Nela, existe uma clínica que atrai muito movimento de pessoas e veículos e estava funcionando com estacionamento de veículos de um lado da via, paralelamente ao passeio e até mesmo sobre eles  e a outra metade de pista ,atendia ao fluxo nos dois sentidos. Claro que com alguma confusão , mas eram situações solucionáveis com a  boa vontade dos motoristas, que sempre souberam se entender e controlar o fluxo ... Aperta daqui, aperta dali, um passando de fininho um pelo outro , subir no passeio , retrovisores batendo no outro ... e coisa ia indo....
A Rua Lucaia,  agora, recebeu uma série de placas indicando que nela só há um sentido. Tudo bem e justo. Era preciso organizar. A clínica tem dois espaços próprios para estacionamento mas não atendem mais a demanda. Agora, entrar na Rua Lucaia, só a partir da avenida do mesmo nome ( do canal ) em direção ao interior do Parque Cruz Aguiar. Até aí tudo bem.
Ocorre que a providência, como sempre,  foi apenas um remendo e que se esqueceram do resto. Simplesmente colocaram placas em posições difíceis de serem vistas e em local que muita gente está acostumada a passar sem que algo fosse feito para chamar atenção dos motoristas. Se esqueceram de colocar uma sinalização horizontal que, realmente, chame atenção ,  o que não adiantou de nada , pois, constatei, esta manhã , que continua tudo como dantes no quartel de Abrantes. Deixaram, também, de assinalar que aquela é uma área hospitalar, pois , naquela pequena rua,  funciona uma das melhores clínicas de olhos de Salvador. Tem sempre carro parando na porta da clínica e quem desce  demora a se movimentar e, via e regra, necessita de ajuda...
Sinceramente, deixaram , ali, a marca de sempre: da incompetência, que estamos acostumados a ver em todos os remendos, ou em todas as meias solas que a prefeitura executa nas vias da cidade. O que me espantou, foi que, desta vez, não deixaram uma placa vistosa anunciando mais uma ação da prefeitura... Coisa estranha !
A Rua Feira de Santana, por exemplo, sempre foi esquecida, e continua sendo. Essa via , continua servindo de estacionamento para as alunas de uma escola de decoração, cujo endereço oficial é rua Itabuna ( também ocupada ) . Brevemente haverá uma repartição da prefeitura, segundo ouvi dizer. O estacionamento é feito paralelamente ao passeio da mão direita, ficando apenas uma pista para o tráfego nos dois sentidos, pois a via ainda não foi objeto da atenção da TRANSALVADOR que não se incomoda com ela ao ponto de disciplinar o tráfego. A meia pista da rua Feira de Santana continua servindo para o tráfego nos dois sentidos, ocasionando o mesmo tipo de problema que acontecia na rua Lucaia. Enquanto isto, na área do Parque, o estacionamento de veículos é totalmente indisciplinado e a TRANSALVADOR não aparece. Tem comerciantes que se apropriam de espaços públicos como uma extensão dos seus negócios. Há casos em que os passeios são reservados, pintados com faixas de estacionamento , piquetados ,  providos de correntes , etc. e ninguém vê nada , ou, simplesmente, não aparece para ver, por falta de interesse ou mesmo por uma questão de incapacidade, para resolver o problema viário do Parque de uma só vez. 

Onde anda o Depto. De Engenharia de Tráfego ?

O pedido da clínica foi atendido. Tudo bem . Ela tem alvará para funcionar naquele local,  mas os apelos dos moradores não fazem o mesmo  eco nos ouvidos das autoridades, perdão, dos funcionários públicos , designados para tratar do assunto. E assim, a cada dia que passa , a bagunça no Parque é sempre maior. Já se estacionam veículos até sobre a ponte do rio Lucaia !
Quando será que a TRANSALVADOR vai olhar com carinho e dedicação para o Parque Cruz Aguiar? O bairro deve estar no mapa da cidade. Até quando vai continuar fazendo mais meias solas , empurrando problemas crônicos, para a frente, com a barriga ?
Vamos ter que aguardar a chegada da nova administração da cidade, é isso ?
É preciso lembrar que o Parque Cruz Aguiar nasceu como um bairro residencial e que ainda um grande número de famílias resistem às investidas da prefeitura em tomar espaço licenciando clínicas, academia, escolas, universidades , bares , Casa de Evento e restaurantes, etc. Aliás, bem recentemente, na esquina da rua Ilhéus com Camarogipe, foi inaugurada uma  cervejaria. Essa teve o cuidado de piquetar toda á área do seu passeio para preservá-lo dos veículos . Na rua Feira de Santana , há uma construção que se imagina que, quando pronta, venha a ser um outro estabelecimento com movimento noturno. Quer dizer: 24 horas por dia, o Parque Cruz Aguiar, parte baixa, evidentemente, está entregue ao comércio e aos bebuns de sempre, pouco importando a bagunça reinante e a indisciplina de tudo e de todos, principalmente dos motoristas com pouca ou mesmo nenhuma educação, que colocam os carros em qualquer lugar. Para conhecimento da TRANSALVADOR, acho conveniente informar que o Parque Cruz Aguiar fica no Rio Vermelho, o bairro mais boêmio da cidade ! Quém não o conhece ? 

Porque não passam por aqui?

 Será que a prefeitura só se lembra dos moradores do Parque na hora de enviar os talões do IPTU , cujos valores são reajustados todos os anos ?

Sarnelli, em 21.03.2012
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário