quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

O busto do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha do Brasil, sumiu e ninguém dá conta !

 

!...

 
 
 
todas estas imagens foram tomadas esta manhã. Fui ao Farol da Barra exclusivamente para verificar a situação em que se encontrava o local que abrigava o busto do Almirante Tamandaré, desaparecido no carnaval do ano passado , ato que parece não ter sensibilizado a ninguém...


Ninguém ligou , o busto continua sumido, a coluna se deteriorando ,com placas de mármore negro se soltando e o gradil de ferro está totalmente destruído pelo salitre.  A coisa está tão séria que este ano ninguém deu bola para o espaço.

Dentro de pouco tempo , o espaço se tornará apenas uma área inútil onde um dia havia uma obra de arte e histórica... No carnaval de 2011 chegaram a colocar uma proteção de compensado no entorno do gradil, mas , como às vésperas do carnaval de 2012 o busto tomou Dorill , ninguém sabe dar uma explicação , até hoje , sobre o que aconteceu .  Fica , então , aquela coisa feia num local frequentado por turistas do Brasil e do mundo inteiro , que são desembarcados ali em frente ( Farol da Barra ) todos os dias, atestando o desamor que os nossos dirigentes anteriores a essa gestão tinham pelo patrimônio público, principalmente o cultural e artístico.

Perde , assim, a cidade, um patrimõnio histórico e cultural sem que se saiba quem é o responsável pela incúria. Poder-se-ia dizer: a gestão  anterior , mas não é um consolo !...

E fica a pergunta : quém, dentro ou fora dela , é o responsável ?...

Será que essa nova administração vai fazer alguma coisa, se interessar pelo caso ? Tomara que sim . O que terá acontecido com o busto ? Terá sido roubado e fundido ,  ou estará em algum depósito da própria prefeitura ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário