domingo, 1 de novembro de 2009

Conversa de Sarnelli com Pino - Troca de mails






Família Taboada no Rio Vermelho .





Pino, você colocou esta postagem no blog e, sobre ela, eu quero acrescentar alguma coisa .

Blogger


PINO disse...

Nesse sobrado - que autoridades estão esperando cair na cabeça de alguem para depois tomar alguma providência - moraram vários moradores ilustres sendo o principal deles CARIBÉ que alí residiu, com sua família, na década de 50. No andar térreo funcionaram vários comércios: Confeitaria Oceânica, Pastelaria Avenida, Pastelaria Alvorada e por fim a Padaria River (misto de padaria e bar) que pertencia ao espanhol Regino Martinez de Gonzales. Na década passada foi um dos pontos de encontro da minha turma, mas Regino teve um AVC e meses depois a padaria fechou. O imóvel foi adquirido por alguns estranjeiros que iniciaram uma reforma interrompida logo após e agora o imóvel encontra-se nesse estado lastimável, mas talvez a dupla que tudo pode, possa dar um jeito.

29 de Outubro de 2009 16:11



A partir de onde consigo me lembrar das coisas, salvo engano da minha parte, a história da família Taboaba começou ali . Me lembro que, quando eu era ainda criança, costumava ir até a pastelaria ou que nome tivesse na época, com o meu avô materno, somente para comprar salame (?!), algo difícil aqui em Salvador , nos fins dos anos 30 inicio dos 40 , do século passado , bem como outras mercadorias, também. Não tínhamos nada , porque não fabricávamos coisa alguma e tudo vinha de fora. Até a cebola vinha do Rio Grande do Sul, naqueles famosos caixões de madeira...O vinho, também procedente do RS, cuja marca era " Vencedor" , era vinagre puro !...

Me lembro que, nos fundos, havia umas mesas, uma meia dúzia , com a base em forma de tripé imitando troncos ou galhos de árvores píntados na cor verde. Os tampos das mesas , maravilha, eram de vidro grosso com uma tela de arame por dentro ( um tipo sanduiche ) para garantir , penso eu, que, se por acaso o vidro quebrasse , os estilhaços ficassem ficassem presos pela tela...

Me lembro perfeitamente bem de tais mesas porque foi algo que me ficou impresso e porque nunca mais vi mesas iguais...

Algo mais, me ficou na mente até hoje : a imagem do velho ( termo que uso aqui com carinho e respeito ) Taboada ! Quem disse que criança esquece ?

UM grande abraço para você e um belo dia para a família Talento.



Observação : os estrangeiros que adquiriram o imóvel onde pretendiam instalar uma pousada, realmente começaram os trabalhos, promovendo uma reforma, que começou pela parte interna, segundo informações. No entanto, como a grana que eles tinham estavam toda aplicada na Bolsa de N.Y. , com a crise financeira , aconteceu o que aconteceu... Agora, quem sabe o que vai acontecer ?

30.10.2009 Bartolo


Um comentário:

  1. Sarnelli, pela importância do prédio e pelo estado lastimável em que se encontra acredito que a Prefeitura - ou o Estado - deveria desaproriá-lo e dar-lhe uma destinação que beneficiasse a comunidade do bairro, creio mesmo que se tivéssemos por aqui entidades realmente interssadas em defender os interesses dos moradores já estariam pleiteiando por essa desapropriação

    ResponderExcluir