domingo, 4 de abril de 2010

Az Mazelas de Salvador ( apenas parte )






Na reunião do dia 31 de março, no auditório do Café Portela , como era de se esperar , ficamos sabendo que estamos vivendo numa cidade que enfrenta grandes dificuldades em vista do inchaço da população. Salvador, hoje, já é considerada uma capital com mais de 3 milhões de habitantes, para ser mais preciso, com 3 milhões e trezentos mil e que enfrenta uma série imensa de problemas. Novidade !...

Ouvindo o Vereador Pedro Godinho, que começou a sua fala expondo os citados problemas e dificuldades , chegamos a ficar com pena do Prefeito e a não entender porque, mesmo assim , ele se fez reeleger !

No entanto , reeleito que foi, o seu dever era e é enfrentar os grandes e os pequenos probleminhas , como no dizer da dona do Blog , realizar o “ feijão com arroz”.

De fato , parece que o prefeito mudou o mote da sua publicidade.
Ele começou o seu segundo período com a conversa de que “ com pequenas ações, se faz um grande governo “. Parece que se esqueceu, porque o tirou do ar , preferindo plantar placas pela cidade anunciando banhos disso e daquilo , visando grandes obras que não vem realizando e esquecendo-se do trivial... Banho de luz ! Novos postes , novas luminárias ... Porque não trocar apenas as lâmpadas ?Embutir valetas ... Por que não fazer sobrar dinheiro para outras necessidades ?Isto, só para dar um exemplo! O que fizeram com os postes que foram retirados ?Onde estão ? E, no entanto, não há dinheiro para outras coisas a não ser a pintura de meios-fios ou guias, se preferirem...

É verdade que a educação do povo não é exemplar. Até parece que não gosta da cidade mas a limpeza não pode ser descuidada por isso mesmo.Temos uma epidemia de dengue e mosquito gosta de lixo, não respeita classe social . Os mosquitos, nesse ponto, são bem democráticos ! Tem mesmo é que ser fiscalizada e foi aí que na reunião ouvimos algo estarrecedor. Carmela, na sua postagem, há um pequeno engano. Não é a VEGA que só tem um fiscal. Segundo o que foi dito, a VEGA não tem poder de fiscalização, muito menos para multar os infratores. Pasme ! OUVIMOS O PIOR ! Quem tem apenas UM FISCAL com os poderes necessários , é a prefeitura !!!!!!!!!!!!..... Dá para acreditar em coisa parecida ? Um fiscal APENAS com poderes, mas para uma cidade de mais de 3 milhões de habitantes com quase nenhuma educação sanitária ? Não, não é piada não ! E aí vem o prefeito anunciar uma lei proibindo algo que já não precisa proibir porque já é proibido mesmo, a de que qualquer cidadão que fizer pipi e outras coisas na rua, será multado . Só precisamos saber como ele vai conseguir fazer isso se,como vai fiscalizar os mijões e executá-los... o lixo de residências e restaurantes fica parado na esquina fora dos dias e horários e não acontece nada . A menos de duzentos metros do próprio Palácio Tomé de Souza, de onde ele pensa que está administrando Salvador, há um mictório público, aberto, que recepciona os turistas que têm o azar de descer no terminal dos ônibus da linha “ Praça da Sé “. Este “ equipamento “ urbano já fez diversos aniversários e nada foi resolvido. Quem desejar ver ao vivo e a cores, é só dar uma passadinha no Shopping da Barra e olhar as bases das rampas de acesso à passarela !Este tipo de coisa já é conhecida no Brasil inteiro, uma vergonha !

O resultado final foi uma decepção completa . As turmas , todas elas incluídas , só pensam grande. Em conseguir financiamentos para isto ou aquilo e não dão atenção ao chamado feijão com arroz ( palavra de Carmela, que tomei emprestada ) que é o que mais a população precisa . Lançam livros , projetam memoriais , condecoram personalidades, mas ninguém se interessou , verdadeiramente, em resolver o problema crônico de milhares de veículos engarrafados durante todos os dias no cruzamento da Mariquita , que recebe tráfego procedente de todos os sentidos . Além do tempo ocioso e irritante que a população gasta .Some-se as horas gastas nos engarrafamentos e calcule-se quanto se deixa de produzir. Queimam-se milhares de litros preciosos de combustível sem necessidade alguma...e depois não se entende porque a população anda estressada..e .porque há violência no trânsito !...

O nosso metrôzinho, já virou motivo de piada nacional. Seis quilômetros de trilhos, meia dúzia de vagões que estão se enferrujando e a população pagando a conta ( 80 mil por mês e olha que já tem tempo que eles chegaram ) da armazenagem). Doze anos, e ainda não está pronto ! – Quando será que o primeiro vagão vai rolar ? Quem responde ?Antes das eleições ?

Monumentos históricos sem manutenção ! Cadê a mão direita do escravo que faz parte da alegoria do monumento ao poeta Castro Alves ?Sumiu !

Ninguém tem olhos para os meninos de Salvador , a quem a cidade será entregue no futuro . A educação , como todos sabem, é um verdadeiro caos...É verdade que não é necessário ter um diploma para ser governante ...

Se continuar escrevendo, não vou conseguir parar nem no fim desta semana que está entrando !

Pois é, meus amigas e amigas, amantes do Rio Vermelho . Se é verdade que a esperança é a última que morre, estejam certos e certas de que ela está sendo assassinada pela atual gestão !

O Rio Vermelho, o bairro dos artistas famosos e da boêmia, está uma bagunça. Se puder evitar, não saia à noite...Assim, você zela pela sua segurança !

Sinceramente , Salvador não merece os gestores que tem.

Sarnelli, 04.03.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário