sábado, 15 de maio de 2010

Castro Alves - O Poeta dos Escravos


Castro Alves – estátua

O poeta dos escravos – conjunto escultórico instalado na praça que tem o seu nome e em pleno Centro Histórico de Salvador.

Este conjunto também foi produzido na Itália, o que causou polêmica entre as pessoas ligadas às artes na Bahia.

Diversas obras de Pasquale foram realizadas na Itália por falta de condições , na época, inclusive de fundição em bronze para trabalhos de grande porte.

O monumento apresenta Castro Alves , em atitude declamatória . Foi inaugurado em 06.07.1923 e é de propriedade da Prefeitura do Salvador que pouca ou quase nenhuma atenção lhe dá, haja vista a má conservação que lhe é dispensada .O escravo que faz uma das alegorias, está sem a mão direita...

O trabalho foi feito em bronze fundido, com alegorias na coluna que sustenta a imagem principal e montado em blocos de granito lavrados e superpostos. Não é o primeiro trabalho de Pasquale De Chirico colocado em Praça pública, mas é o mais conhecido e um dos mais importantes cartões postais da cidade.

Antonio Frederico de Castro Alves, nasceu na Fazenda Cabaceira , Vila de Curralinho, hoje cidade que tem o seu nome ( Castro Alves ) em 14.03.1847 e faleceu em Salvador em 06.07.1871, no Solar da família, no Sodré.

Detalhe a ser observado é que a data da inauguração do monumento coincide com aquela da sua morte ,ou seja, dia e mês.

Sarnelli , 07.05.2010



Um comentário:

  1. Teu blog continua sendo uma aula de História!
    Parabéns por oportunizares conhecimento às gerações atuais.

    ResponderExcluir