sábado, 29 de maio de 2010

Tomé de Souza, fundador da cidade de Salvador

encerrando a divulgação do mês de Pasquale, nascido , evidentemente , em maio ( 27.05.1873 ),
este blog coloca no ar a figura de Tomé de Souza, uma obra a duas mãos... O exemplar acima é uma reprodução realizada pelo artista plástico Vauluisio Bezerra Rodrigues.


Enviado pelo governo português para proporcionar a colonização do Brasil , chegou em Salvador , desembarcando na praia que conhecemos hoje como o Porto da Barra , em 29 de março de 1549 , data que é considerada como a da fundação de Salvador.

Primeiro Governador Geral do Brasil , foi homenageado pelo povo Baiano com uma estátua fundida em bronze, tornada realidade pelas mãos do escultor italiano Pasquale De Chirico, o mesmo que deixou muitas outras obras espalhadas pela cidade .

Hoje , a estátua está na praça que tem o seu próprio nome, também conhecida como Praça Municipal, porque, nela , se encontra a sede da prefeitura da cidade. Foi deslocada da Praça da Sé onde esteve por muito tempo e colocada sobre uma base igual , revestida dos quatro lados por peças de mármore negro . A base original da Praça da Sé, foi aproveitada para a colocação da estátua de Zumbi dos Palmares , de autoria da artista plástica Márcia Magno.

No entanto, a estátua em bronze que se encontra na praça municipal é uma reprodução da original, que se encontra no interior do Palácio Rio Branco, atualmente em reforma . Esta , sim, de autoria de Pasquale de Chirico.

Aliás, no palácio existem 4 obras de Pasquale. O original da estátua de Tomé de Souza, a figura do governador desnudo ,representando a transparência com relação ao seu povo e as ninfas que encimam as duas colunas ao lado da porta principal.

A reprodução colocada na praça municipal , é de autoria do artista plástico Vauluizo Bezerra Rodrigues e tem pouco mais de 4 metros de altura, incluindo a base.

Sarnelli

17,05.2010





Nenhum comentário:

Postar um comentário