terça-feira, 19 de abril de 2011

As diferenças de níveis entre pistas e passeios na cidade de Salvador

Uma amostra da diferença de nível da pista e passeios
na av.Getúlio Vargas ( Oceânica )

Hoje à tarde eu estava fazendo umas fotografias a pedido de pessoa amiga, que requeriam de mim uma grande volta pelo bairro , o que fiz em três etapas. Foi a vez de eu ir atè Ondina , de ônibus , e voltar a pé , fotografando tudo o que via e que me interessava. Num dado momento , me chamou atenção a altura do asfalto da avenida , com relação ao meio-fio dos passeios e eu contei as camadas que apareciam nitidamente.

Me lembro que, quando era criança e morava com o meu avô Pasquale , ali na atual Rua da Sereia , pode-se dizer que já na divisa dos bairros de Ondina e Rio Vermelho , bem ali onde há um pequeno jardim com dois coqueiros , ao lado do atual restaurante Sukyaky , havia uma pequena usina para a preparação do asfalto com que estavam capeando a avenida . Depois de asfaltada a avenida, por muito tempo aquele mondrongo da base permaneceu por lá . Um enorme bloco de concreto !

De lá para cá, passados cerca de setenta anos, a pista foi recapeada diversas vezes , mas sempre com nova camada sobreposta à anterior...

Cliquei uma foto, uma só , que , por sorte , saiu boa . O tempo estava legal para fotografar , pois a luz estava difusa, uniforme , porque o ceu estava coberto de nuvens , mas havia claridade suficiente. Havia uma situação de chuva em curso mas consegui chegar em casa antes que ela caísse. Eu uso, evidentemente, um equipamento de amador, e , por isso , tomo os cuidados que posso , para fotografar o melhor possível.

Pois bem, num certo trecho onde as camadas estavam bem visíveis , contei cinco delas , que aparecem na foto, e verifiquei a enorme diferença de nível entre a pista e os passeios , muito abaixo , já com os meio-fios praticamente enterrados. É preciso lembrar que os passeios , quando foram feitos , o foram normalmente, mais altos que o nível da avenida . Hoje , eles estão abaixo o que indica que, desde o primeiro revestimento, foram colocados por cima dele, nada mais nada menos, que de nove a dez outras camadas.

Veja a foto !

O processo tem sido usado no que o nosso prefeito chama de banho de asfalto ( ele tem mania de banhos. Banho de luz, banho de asfalto e banho disso e banho daquilo ) e é assim que quando alguma rua é recapeada, significa dizer que mais uma camada é sobreposta à anterior, elevando o seu nível com relação aos passeios , em muitos dos quais há pontos de ônibus e o resultado é que, quando chove , as águas correm das pistas para os pontos, deixando os usuários no meio de lagoas de água e, muitas vezes , de lama mesmo ! ...

O pior é que ainda não pensaram em elevar os pisos dos pontos também...Coisa simples e elementar meu caro Watson ... Aliás, acho que não vão pensar em nada. Infelizmente, estamos à deriva e só nos resta esperar a chegada do novo prefeito daqui a mais de 18 meses...

Pouca sorte para uma cidade como Salvador , a primeira capital do Brasil e a menina dos olhos de muitos brasileiros que vêm por aqui passear !

A  cidade onde acontece o maior carnaval do mundo, a maior festa do mundo a ceu aberto e que recebe turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo.

Sarnelli
16.04.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário