Sarnelli , no terminal do lado de Plataforma
Dia de domingo , somente eu e a minha muher em casa, acordei pensando no que fazer hoje. No momento em que estávamos tomando café, me veio uma ideía e eu perguntei -lhe : que tal se formos tomar um sorvete na Ribeira ? A minha idéia foi prontamente aprovada e nos preparamos para a saída. Sempre me encanto ao rever a enseada dos Tainheiros , pois me leva de volta à um passado longíquo quando eu e o meu avô íamos para Mata de São João , atravessando , de canoa , aquele braço de mar, tanto na ida como na volta . Bota uns quase 70 anos nisso ! A travessia era feita mesmo em canoas daquelas cavadas no tronco de uma árvore . Ao desembarcar , de qualquer dos lados, muitas vezes tínhamos que enfiar os pés na água salgada , apesar da rampa que colocavam à nossa disposição.
Hoje, ela é feita em 2 lanchas motorizadas e não gasta mais que cinco minutos ! Há um problema na ponte D.Pedro IIº ( a célebre falta de manutenção durante décadas ) e por isso ela está em reparos e ninguém sabe quando estará em condições de suportar a passagem de trens... Os serviços ferroviários, como todos sabem , além de estarem sucateados, não funcionam com destino à estação de Calçada e a população sofre com isso há muito tempo, diga-se de passagem.
Me encanta , também , como sempre, a paisagem recheada de embarcações em reformas, fundeadas , de todos os tipos . O colorido da paisagem, também . Não ficou atrás a sorveteria que, além de dezenas de sabores de frutas, um estabelecimento quase centenário, sofreu uma belíssima e ampla reforma e pode receber um público maior. Se desejar um bom sorvete de frutas, vá à Sorveteria da Ribeira e vai ter muitas dúvidas para escolher um para você. Garanto que é uma tarefa difícil, escolher um sorvete na Sorveteria da Ribeira...
Como não podia deixar de ser, atavessei , de barco e em poucos minutos, o braço de mar no sentido Ribeira/Plataforma, onde fui encontrar um senhor que estava distribuindo panfletos, confeccionados e custodiados por ele próprio , pedindo melhorias para os terminais , à prefeitura, pois também aquele serviço está desprezado pelo poder público.
Conversa vai, convesa vem , ele me contou que a prefeitura pretende desativar aquele serviço sem uma explicação ou forte razão, um serviço que facilita em muito a vida da população que diariamente tem que atravessar a enseada nos dois sentidos para ir e voltar do trabalho. o mote é : PLATAFORMA É NOSSA !
Para mim, é mais um absurdo que se comete contra uma população sofrida.
Tenho em mãos o panfleto que me foi entregue pelo Sr Armindo Souza , que batalha contra essa pretensão absurda do município e ainda apresenta 3 pleitos importantes. O engraçado é que este serviço foi inaugurado com muito espalhafato, no estilo JH... e agora quer desativá-lo ? Prestar mais um desserviço ao público ? Sinceramente, não dá para entender.
Querido amigo
ResponderExcluirTalvez, se mais pessoas fizerem como o senhor Armindo Souza, protestando explícitamente, e como tu - que estás ajudando a divulgar o problema, a prefeitura acabe finalmente ouvindo a voz da razão! Nunca se sabe, mas de coração eu espero que sim!!!
Apesar de não ser muito fã de sorvetes, ouvi falar no sorvete de coco verde desta sorveteria, e fiquei com água na boca. E li uma entrevista da Nana Caymmi, elogiando esta sorveteria e falando, também, no sorvete de manga! Ummmmmmmm
ResponderExcluirAh! Adorei ver a foto do meu amigo!
Abraços!