sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Bom Natal...

 
 
O sol nasce para todos, mas a sombra não é para todo mundo. O que estou dizendo é um paradoxo...
 
Veja estas duas fotos. Foram sacadas no momento em que fui buscar a minha irmã para  almoçar no dia de Natal com o meu filho Claudio, nora e netinhas . Era quase que exatamente 09:50 . O local foi aquela praça ao lado do canal , em frente da pizzaria e da casa da minha irmã. Até hoje não sei nem se a praça tem nome ! O pobre coitado ( jovem ) dormia sobre um colchão de esponja velho , extra-velho, desbotado e furado ,  e tinha um forro sobre ele em igual condição.
 
Estava, como aparece na foto, apoiado sobre uma daquelas belas árvores , enquanto na outra,   há  um monte de entulho. Aquela pracinha, já virou ponto oficial de descarte de galhos e cascalhos - não tive intenção de  fazer trocadilho...veio sozinho.
 
Dormir ao relento numa noite de Natal ( na verdade, da ceia ) em total solidão, tendo por cobertura as folhas das árvores, o céu e as estrelas e esquecido do resto do mundo. Sorte que o tempo esteve bom, não choveu e muito provavelmente ele pôde ter uma noite tranquila , ao contrário de muita gente que, quando encosta a cabeça no travesseiro e consegue dormir começa a ter pesadelos e preocupações... mas tem todos os bens materiais que uma posição pode proporcionar .
 
Posted by Picasa

Novo visual da Rua Feira de Santana - Parque Cruz Aguiar , Salvador/Ba. 41.940-000

 
 
 


esta manhã bem cedinho saí com o Bob na coleira , para aquela voltinha matinal de todos os dias e me espantei com a a situação do prédio, que não via há algum tempo,  mais conhecido como o balança mas não cai , que tem uma longa história...mas o que interessa é a situação atual.
 
Mais um ano se passou  e, se alguma coisa mudou por aqui, foi para pior, apesar de estarmos fechando o primeiro ano de uma nova administração . É verdade que não se pode esperar milagres , mas, nem o mínimo ,  foi feito e que não se diga que a existência deste monstrengo, é desconhecida da prefeitura. Ouvi falar de uma tal TRANSALVADOR , mas, por aqui ,não apareceu e , se apareceu , não  a vi, o fato é que não fez nada !
 
O efeito colateral da misteriosa construção do muro , que ninguém sabe quém ordenou e pagou, em toda a frente da estrutura , provocou como resultado, a criação de um depósito de lixo, galhos e cascalho . Já está na fase da ultrapassagem dos limites físicos da obra, invadindo a rua. Lixo, galhos de podações e cascalho que é trazido de longe, já ocupam uma grande área , e o mato , por sua vez vai tomando mais espaço e formando uma cortina verde , bonita, por sinal, mas em local inadequado ,  na frente da estrutura,  que já vai até  o último piso.
Posted by Picasa

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

E agora, o que fazer dos coqueiros que não levaram ?

 
 
 

Quém não tem o que fazer, procura. Dei uma descidinha para ir até a farmácia,  mas , como não me separo da digital, saquei as fotos que estou lhe enviando. Talvez sirvam para uma nota no blog.
 
Depois da falência repentina do Segredo que desapareceu com todos os seus pertences, até as táboas do deck levaram ... segundo informações, no silêncio da madrugada , ficou uma herança para o público. Os coqueiros que plantaram irregularmente no passeio !... A idéia , segundo eles, na qual eu nunca acreditei, era, de seis em seis meses ,  substituir as mudas por outras mais novas para que as velhas não se tornassem um problema. Imagine: coqueiros plantados em +- 60 centímetros de distâcia um do outro! Onde já se viu isso? Agora que o pessoal se foi, ficou a bronca que nem dono mais tem. Se continuarem crescendo, e é isso que vai acontecer, eles vão se transformar num transtorno. O fato é que já estão incomodando os transeuntes . Não vai demorar muito e não se poderá passar por aquele passeio.                               
 
Posted by Picasa

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

A árvore caíu... Por que ? Numa noite calma e tranquila ?

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Numa noite calma e tranquila  a árvore resolve cair , apesar de sua aparência saudável!...

Nem que se pudesse dizer que houve vento ou ventania que forçasse a queda. Na realidade, a meu modo de ver, as raízes não suportaram o peso da copa e a árvore tombou. Também, sem manutenção , sem poda , sem renoação... Salvador é uma cidade onde, juntamente com outras coisas, também as árvores são abandonadas à própria sorte. Ainda bem que a queda ocorreu em horário que não provocou nem danos nem vítimas.

Há, pelo menos mais uma na Praça Dr. Carlos Batalha necessitando, urgentemente, de uma podação , porque copa ela não tem , mas está cheia de galhos a acrescentar-lhe um peso desnecessário...

Vamos cuidar das praças e jardins, minha gente !
Posted by Picasa

sábado, 16 de novembro de 2013

O bicicletário do Parque já está funcionando



Bem,   turma já está movimentando o bicicletário. Agora, é só pedalar e sair por aí.....
Posted by Picasa

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Desordem no Parque Cruz Aguiar, onde quem quer que seja faz o que quer e bem entende.

 A placa de estacionamento proibido tem uma outra que lhe faz par e que diz : das 7 às 19 horas.

A placa, por si só, todo mundo sabe, é de estacionamento proibido ,  mas há uma outra embaixo  que diz: das 7 às 17 horas . Passeio estreito e carro sobre o mesmo, estacionado , ainda por cima , na contra-mão . Alguém entende alguma coisa ? E a Transsalvador que há muito tempo não passa por aqui ? Que cidade é essa ?
Posted by Picasa

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Uma atitude prática - o negócio agora é rodar de bike




O dono desta bike encontrou uma solução prática sem incomodar ninguém . Acorrentou o seu veículo na barra colocada no passeio e foi fazer o seu trabalho.

Na minha saída na manhã de hoje, vi a primeira bike do bicicletário rodando na Mariquita,  mas não observando as recomendações.Ia no sentido inverso ao do tráfego. Já começou errado...

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Natureza - Lagoa com cisnes e floresta.


Óleo sobre tela , de autoria de Paola Sarnelli.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Participe da Feira da Solidariedade da Paróquia de Santana do Rio Vermelho


Participe da Feira da Solidariedade da Paróquia de Santana do Rio VermelhoA Paróquia de Sant’Ana do Rio Vermelho, realizará nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013, a terceira  edição da  Feira da Solidariedade, proporcionado à comunidade e aos visitantes dois dias de ampla programação, com várias atrações musicais, bandas, grupos instrumentais, dança, artesanato e gastronomia. Além de horas de lazer quem participa da feira ajuda os menos favorecidos contribuindo com as ações solidárias da paróquia.Compareça com sua família e amigos.
Serviço:

O Que? Feira da Solidariedade
Onde? Rua Guedes Cabral- Rio Vermelho (pracinha ao lado direito da Paróquia)
Quando? 30 de novembro e 1º de dezembro de 2013
Horário? 10 às 22 h. (sábado) e 10 às 19h. (domingo)
Entrada? Gratuita - Ação solidária: trazer 1 kg de alimento não perecível.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

A foto esquecida e que faz parte da postagem abaixo. O blog a esqueceu aqui !

 Por isso, segue em separado . Estou com muita preguiça de refazer o trabalho. Vou tirar uma soneca. Até mais tarde !
Posted by Picasa

Chovendo no molhado ! Motoristas inconscientes estacionam onde querem e bem entendem , desrespeitando o público.

 Estas fotos estão fresquinhas. Foram tiradas esta manhã, há poucos minutos.  Uma , na rua Canavieiras , em frente a Dental Life ( o nome é esse ?) e a outra , na esquina da rua Feira de Santana , com a Praça Dr. Carlos Batalha. Uma pequena amostra do que anda acontecendo no Parque Cruz Aguiar. Como o Prefeito está necessitando de grana , até que a TRANSALVADOR  poderia aparecer para colocar uma ordem e,de quebra ,  fazer um catado... 
Multando motoristas faltosos, até que a prefeitura poderia aliviar o exagero ( um verdadeiro absurdo ! ) do nosso IPTU !...
Posted by Picasa

terça-feira, 15 de outubro de 2013

É hora de voltar ao mar- Vamos colocar o saveiro sobre ás ondas !

 Cena comum na praia de Santana após passado o mau tempo. Os pescadores fazem força para recolocar o barco sobre o mar, do qual foi retirado quando se esperava o mau tempo. Boa pescaria pessoal !
Posted by Picasa

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Recuada a banca de revistas daPraça Dr. Carlos Batalha.


Uma boa ideia. Ficou mais espaço para o público. Além do mais, andaram dando um trato à praça, inclusive pintando os meios-fios.
Posted by Picasa

domingo, 29 de setembro de 2013

Essa saída nao está sub-dimensionada ? O portão lateral funciona mesmo ?


Reproduzindo trecho de um cometário
Eu não sei se a minha preocupação tem sentido ou não , mas é sempre melhor prevenir do que remediar. Temos um triste e lamentável exemplo que é bem recente . Nesta foto , há duas irregulariades. O carro, nitidamente , está em cima do passeio e com as quatro rodas ! Alias, isso é constante e aquele carro sempre está ali. É um espaço cativo?
O outro fato ,  se refere à possibilidade de evasão do recinto no caso de uma eventualidade. 
No tempo em que o imóvel servia para o cinema, a entrada era mais larga . Foi estreitada
Se nós levarmos em consideração que uma outra via de escape poderia ser o corredor existente à direita do prédio, não sabemos se  está liberado ( ou atravancado ) e muito menos quanto tempo levarão para encontrar a chave do cadeado ou da fechadura ,  para  " abrir a portinha . Nem sabemos se o cadeado ou a fechadora estão funcionando !!!!
Não é saudável , examinar o problema com o carinho que ele merece ?
Posted by Picasa

sábado, 28 de setembro de 2013

Abrindo polêmica sobre a localização do monumento à Jorge, Zélia e ao cãozinho de estimação

 
 
 

Novamente resolvi tomar um solzinho e fui até o Largo de Santana ,  onde fiquei a observar o monumento em homenagem ao casal mais famoso do Rio Vermelho. Voltei para casa  mais convencido do que nunca , de que a escolha do local não foi acertada , porque a homenagem não tem a visibilidade que merece . Há pouco tempo expressei esta mesma opinião nesse Blog  e alguém  comentou que é ali o lugar correto , porque o Jorge foi uma das vozes mais ativas na campanha para que a igrejinha não fosse demolida e justificou que a companhia dos boêmios era uma nota a mais em favor da sua opinião . Respeito, discordando, é claro.
 
Eu continuo a achar que , aproveitando a requalificação da orla, um lugar mais adequado deverá ser encontrado para colocar em evidência a importância do monumento e do casal homenageado. Olhado de diversas posições , como se pode ver nas fotografias ( tenho outras ), conclui-se que a visibilidade é quase nula .  Quanto, mais exposto, poderia e deveria ganhar  importância . Do jeito que está, grande parte  dela está anulada porque, olhada de diversos ângulos, a obra fica, simplesmente ,  escondida. Além do mais, ainda na minha opinião, ela deveria estar à uma certa altura do chão. Isso irá somar à fama que o bairro mais boêmio da cidade já tem. Um local apropriado para Jorge, Zélia e o cãozinho, seria o ideal.
 
Certamente que algumas pessoas poderão ou não apoiar a minha sugestão . Mas isso faz parte de tudo o que é polêmico. Na ocasião da inauguração do monumento eu estava em São Paulo tratando de assuntos de família. Aqui fica, portanto, a minha opinião pessoal de velho morador do bairro . Acho que deveríamos aproveitar a oportunidade que se aproxima para corrigir algo que eu acho que não está condizente com o mérito dos homenageados.
 
Não tenho a vaidade de querer fazer prevalecer a minha sugestão mas, esta é a minha opinião. Se puder ser aproveitada , claro que ficarei feliz.
 
Para cada uma das fotos relacionadas abaixo,coloco uma indicação gerada pela observação do monumento visto de diversos ângulos e condições .
 
IMGP0002.JPG - caminhão da distribuidora de cerveja está impedindo totalmente a visão da paisagem ,,,IMGP0005.JPG - quém vem da Rua João Gomes não vê coisa alguma. Passa pelo monumento sem percebê-lo... ( a igrejinha impede a visão )
IMGP0010.JPG -
a placa comemorativa já está danificada IMGP0011.JPG - sentado onde está, o casal homenageado não vê coisa alguma, impedido pelo caminhão da distribuidora... e também pelo tráfego intenso no local em várias horas do dia.
                                                                                             Bartolo Sarnelli

Posted by Picasa

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Indisciplina e falta de educação.

 
 As duas fotos são do mesmo veículo , estacionado de maneira irregular quando não havia a menor necessidade de ser cometida essa barbaridade. Havia espaço suficiente na Praça Dr. Carlos Batalha , na Rua Feira de Santana e arredores ,  mas o motorista peferiu exagerar e estacionar exatamente na curva da Rua Feira de Santana com a Praça Dr.Carlos Batalha e sobre o passeio. A segunda ,  identifica o veículo cujo motorista não estava presente, mas devia estar por pero. Uma infração cometida sem a menor justificativa. Será que as pessoas não sabem que os passeios são para os pedestres e os motoristas desconhecem que é proibido estacionar em curvas , principalmente sobre passeios , impedindo a passagem das pessoas ?  Esta foto foi tomada no sábado à tarde .
Posted by Picasa