quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Recadastramento e cadastramento dos imóveis de Salvador - reajuste do valor venal

  Posted by Picasa

É opinião pessoal que passo a expressar . A prefeitura, atrás de grana , bolou esse recadastramento, desnecessário , a meu ver  . Nada demais o cadastramento . Necessário, aliás...
A cidade precisa ser recuperada e para isso é preciso dinheiro , mas o sistema foi mal bolado, sem levar em consideração a comodidade dos cidadões. Deve haver outras fontes de renda., ou não ? Não pode tudo sair de um só imposto, no caso o IPTU. Será que pretendem me fazer  pagar aluguel para morar na minha própria casa ? Em primeiro lugar, assustam os contribuintes com a ameaça de uma valorização exorbitante , avaliando os imóveis pela quotação do mercado. Se o aumento for exagerado , simplesmente não pagarei mais o imposto e aguardarei...para ver que bicho vai dar !
Nós sabemos, pelos dados da própria prefeitura, que existem apenas 600 mil inscrições imobiliárias. Isto, para uma cidade de quase três milhões de habitantes ! ...
Se tem que ser, deixando de lado a polêmica , se vão conseguir ou não o aumento abusivo , não sei. Bastaria , no caso dos já inscritos, realizar a avaliação pelos dados contidos no cadastro e confirmados via internet. Pronto , sem problema ! O sistema bolado incomodou  600 mil contribuintes , desnecessariamente !
No meu caso, que comprei a casa pronta em 1959 , e desde aquela época o imóvel tem estado em meu nome, claro que todos os dados do IPTU estão na SEFAZ, o que torna o recadastramento do já cadastrado uma conversa para boi dormir, um trabalho inutil . De lá para cá tenho pago religiosamente em dia, tanto o IPTU, como as contas de luz, água e telefone. Claro que não tenho mais boa parte dos documentos , que foram descartados após 6 anos de conservados e nunca exigidos. .
Cumprindo a Lei Municipal  ,  como bom cidadão, enviei toda a documentação pelos correios , guardando os comprovantes.
Por outro lado, sabemos , por avaliação da própria prefeitura , da existencia de 400 mil imóveis que ela pretende cadastrar. Esse é o verdadeiro objetivo, além do aumento .
Se os nosso dirigentes municipais pensam que os ocultos vão aparecer, estão grandemente enganados! É uma ilusão, no meu ponto de vista ! É aí que ela, a prefeitura, vai ter mesmo que colocar os seus agentes em campo. Caçar um a um, os que não estão cadastrados na SEFAZ . Esse , é trabalho seu , já que ninguém que está na sombra, vai sair expontâneamente para o sol e dizer, olha eu aqui !...
Hoje, aconteceu um fato interessante , que vem a seguir , para encerrar a minha crônica e confirmar o que eu havia previsto de cara  e divulgado,  sobre a campanha  !
Esta manhã , resolvi dar uma volta para tomar um pouco de sol , já que ando muito encafuado em casa e logo, na pracinha , me encontro com um velho conhecido que é alto funcionário da prefeitura. Conversa vai, conversa vem , abordamos o tema do recadastramento do já cadastrado. Prova de vida, eu a faço todos os anos perante o meu banco , para continuar recebendo a minha aposentadoria ,  mas os dados do cadastro imobiliário não mudam. Estão lá,..  Vocês não vão acreditar , mas é palavra de Sarnelli : num certo ponto do papo, ele me diz , depois de eu haver feito algumas críticas aos procedimentos municipais : Sarnelli, eu mesmo fui esta semana levar os meus documentos à Sefaz . O funcionário pegou o envelope e o jogou numa grande caixa de papelão . Eu cobrei o meu comprovante e ele me disse: para que, se ninguém vai olhar isso aí ? Já imaginaram se , se cada um dos 600 mil inscritos , entregarem um envelope com, no mínimo, 6 folhas apenas , serão 3.600.000 folhas de papel para serem examinadas . Papel demais, para funcionário de menos !

Claro que os " ocultos " não vão enviar coisa alguma...

Como o prazo se encerra em 30 de setembro, tem muita água para rolar sob a ponte. Vou esperar o final da novela. Ah, sim. Gastei,além do meu tempo e trabalho, pouco menos de 20 reais para satisfazer a uma exigência absurda da prefeitura....Para enviar uma papelada que não vai ser consultada e cujos dados principais já tinham sido transmitidos via internet ( repito que .desnecessariamente ).
 .
E viva a burocracia e a falta de critério !

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Cadê a fiscalização sobre os passeios esburacados e destruídos pela cidade ?





Estas fotos são de um mesmo passeio no Parque Cruz Aguiar, no Rio Vermelho , localizado na rua Juazeiro...
Esses passeios estão produzindo vítimas , de preferência pessoas idosas , de locomoção mais lenta. No dia 5 de agosto, a vítima foi a minha esposa que quebrou um braço e teve que ser operada no mesmo dia para evitar-se maiores complicações, quando passou dois dias hospitalizada. Está mais do que na hora de a prefeitura cumprir a promessa de uma fiscalização severa sobre os paseios da cidade. As pessoas não podem estar permanentemente expostas ao perigo de uma queda , principalmente aquelas que têm problemas de osteoporose avançada . Têem o direito de caminhar em segurança sobre os passeios da cidade , se não estiverem ocupados por carros particulares , obrigando os transeuntes a fugirem para o asfalto, ocasião em que invertem-se as posições.  . Esta deve ser uma preocupação prioritária da prefeitura , tão importante ou mais, que o aumento do IPTU ... Aliás, é também ,para isso, que ele serve.
Posted by Picasa

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Não cabem mais...




 carros no Parque Cruz Aguiar...
Posted by Picasa

Minha casinha e o IPTU de ACM Neto...


Posted by Picasa
recebi de um amigo o link para quém for curioso , consultar e ficar sabendo, desde já , qual a valorização do seu imóvel na categoria venal e poder fazer o cálculo do absurdo que vai pagar a partir do ano que vêm . Podemos até admitir que o valor venal os imóveis têm sido mantido baixo ,  mas, o que o Sr. Prefeito está praticando é uma violência... De uma vez, pretende tirar o atraso !
 
O link, para o seu susto é o abaixo :
 
 
é isso mesmo a vida está ficando cada vez mais difícil. Transformaram o contribuinte numa vítima. Quando o dinheiro não dá, chamam ele para pagar a conta !
 
Não sei não , o amoitados irão aparecer ? ....                                    

domingo, 18 de agosto de 2013

Sobre o cadastramento e recadastramento dos imóveis em Salvador

 

 

Este é um assunto que está na ordem do dia , que não agrada em nada a população. Aliás, como é costume, tudo que se faz, é contra ela. Não que a população seja contra o " cadastramento" , que deve ser feito. Eu disse cadastramento .  É necessário tirar muita gente da moita e fazer com que pague o seu tributo se quiser ter uma cidade decente no lugar de se esconder e ainda exigir serviços do poder público, para o qual não contribui. Coloco em relevo que me referi ao cadastramento , e não ao " recadastramento " , algo totalmente descabido e projetado sem o menor respeito ao contribuinte zeloso das suas obrigações. Prova de vida , eu faço perante o meu banco para receber a minha aposentadoria , uma vez por ano, mas os imóveis inscritos, estão aí,  ou teriam sido baixados , como eu o serei um dia...! Não é necessária muita inteligência para sabermos que a prefeitura busca um objetivo. Aumentar a sua renda. Justo .Esperamos apenas que o novo IPTU seja valorizado com um critério lógico , e que o aumento não seja exagerado ao ponto de a população não suportar.Esperamos que os novos valores não sejam um assalto , e que a medida não seja aquela de 8 para 80 . É preciso haver um critério justo .  Caso contrário, seria, então,  pior a emenda que o soneto !

Então, é chegada a hora de a Prefeitura colocar a sua força de trabalho atrás do pessoal que anda amoitado, porque , se ela espera que , quem não se declarou até hoje , o faça por causa da campanha , sofrerá uma tremenda desilusão ! Quanto aos contribuintes regularmente inscritos, espera-se que sejam tratados com urbanidade e que a nova mordida não seja exagerada,  porque , entre os três governos aos quais estamos submetidos, já estão levando uns 4/5 meses de salários por ano, além da inflação que está em cada gôndola de supermercado ou balcão de vendas na cidade. Além do mais, para concluir, sabemos que há cerca de 600 mil contribuintes inscritos no cadastro imobiliário ,  que são conhecidos e eu, pessoalmente, considero um absurdo o tratamento que lhes está sendo dado e de exigir-se não apenas o recadastramento , como também uma papelada enorme que, ainda por cima ,  terá que ser encaminhada à prefeitura de algum modo , mas  será inócua, não servirá para coisa alguma! Certamente será jogada numa sala para ninguém ver, criando uma montanha de lixo ! No entanto, essa bolação nada criteriosa, incomoda a nada menos  que 600 mil pessoas , eu disse seiscentas mil pessoas ,  que têm o que fazer  e provoca custos . e perda de tempo precioso.  No caso, bastaria , para sermos práticos , efetuar o reajuste e pronto. Fácil, não ? Vamos fazer uma conta simples : se os 600 mil contribuintes enviarem cada um , um envelope, sem dobrar,  conforme recomendação, contendo apenas 6 folhas de papel , quantas folhas chegarão às dependências da Sefaz ? É só fazer a conta ! É muito papel, gente, para poucos fucionários...
E que tal correr atrás daqueles 400 ou 500 mil que se colocaram à sombra ? 600 mil  contribuintes já estão garantidos e são velhos conhecidos ! 
Aí, é mais fácil prever que a iniciativa não apenas causará uma série de problemas , polêmicas e nenhum resultado prático esperado , tornando-se impraticável.,, Um tiro no escuro !
O que os contribuintes inscritos não desejam, certamente, é pagar por aqueles que andam na sombra. Querem , certamente, contribuir com a sua parte, mas que seja justa.

Posted by Picasa

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

O Blog do Parque flagrou dois donos de passeios.



Na verdadwe



Na verdade , nem havia a necessidade de ocupar os passeios. Havia espaço à vontade quando as fotos foram clicadas. Isso é costume e falta de educação. Muito bem, e os pedestres, forçosamente ,  vão ter que ir para o asfalto ! Invertem-se os papéis ? Tá bonito isso ?
Posted by Picasa

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Os passeios da nossa cidade e os seus perigos

 
 
 
 
 
 
 

Hoje levei a Paola para o primeiro curativo depois da operação , conforme recomendação médica e pensei em fotografar para mostrar os danos por ela sofridos com a queda , sem acrescentar maiores comentários. As pessoas poderão verificar. Tenho conhecimento de dezenas de casos semelhantes, inclusive ocorridos com pessoas idosas que chegam ,literalmente, a cair de cara no chão...
A operação ocorreu com dois cortes - um de cada lado e cada um  levou 8 pontos. Observe que aparece ainda um pino de metal ...
 
A queda aconteceu no último dia 5 e foi causada por um buraco no passeio, no ponto de ônibus, localizado na Rua João Gomes,  bem em frente ao Piola e o antigo cinema Rio Vermelho, hoje transformado numa igreja,
 
Este é o perigo das nossas calçadas mal cuidadas e o comprovante de que estamos vivendo há muito tempo  numa cidade abandonada .
 
O Blog do Rio Vermelho e o do Parque têm denunciado costantemente este tipo de situação mas até hoje não se consegiu a atenção necessária , tendo recebido o mesmo tratamento das faixas de segurança que não oferecem garantia alguma aos pedestres.
Posted by Picasa