domingo, 18 de agosto de 2013

Sobre o cadastramento e recadastramento dos imóveis em Salvador

 

 

Este é um assunto que está na ordem do dia , que não agrada em nada a população. Aliás, como é costume, tudo que se faz, é contra ela. Não que a população seja contra o " cadastramento" , que deve ser feito. Eu disse cadastramento .  É necessário tirar muita gente da moita e fazer com que pague o seu tributo se quiser ter uma cidade decente no lugar de se esconder e ainda exigir serviços do poder público, para o qual não contribui. Coloco em relevo que me referi ao cadastramento , e não ao " recadastramento " , algo totalmente descabido e projetado sem o menor respeito ao contribuinte zeloso das suas obrigações. Prova de vida , eu faço perante o meu banco para receber a minha aposentadoria , uma vez por ano, mas os imóveis inscritos, estão aí,  ou teriam sido baixados , como eu o serei um dia...! Não é necessária muita inteligência para sabermos que a prefeitura busca um objetivo. Aumentar a sua renda. Justo .Esperamos apenas que o novo IPTU seja valorizado com um critério lógico , e que o aumento não seja exagerado ao ponto de a população não suportar.Esperamos que os novos valores não sejam um assalto , e que a medida não seja aquela de 8 para 80 . É preciso haver um critério justo .  Caso contrário, seria, então,  pior a emenda que o soneto !

Então, é chegada a hora de a Prefeitura colocar a sua força de trabalho atrás do pessoal que anda amoitado, porque , se ela espera que , quem não se declarou até hoje , o faça por causa da campanha , sofrerá uma tremenda desilusão ! Quanto aos contribuintes regularmente inscritos, espera-se que sejam tratados com urbanidade e que a nova mordida não seja exagerada,  porque , entre os três governos aos quais estamos submetidos, já estão levando uns 4/5 meses de salários por ano, além da inflação que está em cada gôndola de supermercado ou balcão de vendas na cidade. Além do mais, para concluir, sabemos que há cerca de 600 mil contribuintes inscritos no cadastro imobiliário ,  que são conhecidos e eu, pessoalmente, considero um absurdo o tratamento que lhes está sendo dado e de exigir-se não apenas o recadastramento , como também uma papelada enorme que, ainda por cima ,  terá que ser encaminhada à prefeitura de algum modo , mas  será inócua, não servirá para coisa alguma! Certamente será jogada numa sala para ninguém ver, criando uma montanha de lixo ! No entanto, essa bolação nada criteriosa, incomoda a nada menos  que 600 mil pessoas , eu disse seiscentas mil pessoas ,  que têm o que fazer  e provoca custos . e perda de tempo precioso.  No caso, bastaria , para sermos práticos , efetuar o reajuste e pronto. Fácil, não ? Vamos fazer uma conta simples : se os 600 mil contribuintes enviarem cada um , um envelope, sem dobrar,  conforme recomendação, contendo apenas 6 folhas de papel , quantas folhas chegarão às dependências da Sefaz ? É só fazer a conta ! É muito papel, gente, para poucos fucionários...
E que tal correr atrás daqueles 400 ou 500 mil que se colocaram à sombra ? 600 mil  contribuintes já estão garantidos e são velhos conhecidos ! 
Aí, é mais fácil prever que a iniciativa não apenas causará uma série de problemas , polêmicas e nenhum resultado prático esperado , tornando-se impraticável.,, Um tiro no escuro !
O que os contribuintes inscritos não desejam, certamente, é pagar por aqueles que andam na sombra. Querem , certamente, contribuir com a sua parte, mas que seja justa.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário