quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Recadastramento e cadastramento dos imóveis de Salvador - reajuste do valor venal

  Posted by Picasa

É opinião pessoal que passo a expressar . A prefeitura, atrás de grana , bolou esse recadastramento, desnecessário , a meu ver  . Nada demais o cadastramento . Necessário, aliás...
A cidade precisa ser recuperada e para isso é preciso dinheiro , mas o sistema foi mal bolado, sem levar em consideração a comodidade dos cidadões. Deve haver outras fontes de renda., ou não ? Não pode tudo sair de um só imposto, no caso o IPTU. Será que pretendem me fazer  pagar aluguel para morar na minha própria casa ? Em primeiro lugar, assustam os contribuintes com a ameaça de uma valorização exorbitante , avaliando os imóveis pela quotação do mercado. Se o aumento for exagerado , simplesmente não pagarei mais o imposto e aguardarei...para ver que bicho vai dar !
Nós sabemos, pelos dados da própria prefeitura, que existem apenas 600 mil inscrições imobiliárias. Isto, para uma cidade de quase três milhões de habitantes ! ...
Se tem que ser, deixando de lado a polêmica , se vão conseguir ou não o aumento abusivo , não sei. Bastaria , no caso dos já inscritos, realizar a avaliação pelos dados contidos no cadastro e confirmados via internet. Pronto , sem problema ! O sistema bolado incomodou  600 mil contribuintes , desnecessariamente !
No meu caso, que comprei a casa pronta em 1959 , e desde aquela época o imóvel tem estado em meu nome, claro que todos os dados do IPTU estão na SEFAZ, o que torna o recadastramento do já cadastrado uma conversa para boi dormir, um trabalho inutil . De lá para cá tenho pago religiosamente em dia, tanto o IPTU, como as contas de luz, água e telefone. Claro que não tenho mais boa parte dos documentos , que foram descartados após 6 anos de conservados e nunca exigidos. .
Cumprindo a Lei Municipal  ,  como bom cidadão, enviei toda a documentação pelos correios , guardando os comprovantes.
Por outro lado, sabemos , por avaliação da própria prefeitura , da existencia de 400 mil imóveis que ela pretende cadastrar. Esse é o verdadeiro objetivo, além do aumento .
Se os nosso dirigentes municipais pensam que os ocultos vão aparecer, estão grandemente enganados! É uma ilusão, no meu ponto de vista ! É aí que ela, a prefeitura, vai ter mesmo que colocar os seus agentes em campo. Caçar um a um, os que não estão cadastrados na SEFAZ . Esse , é trabalho seu , já que ninguém que está na sombra, vai sair expontâneamente para o sol e dizer, olha eu aqui !...
Hoje, aconteceu um fato interessante , que vem a seguir , para encerrar a minha crônica e confirmar o que eu havia previsto de cara  e divulgado,  sobre a campanha  !
Esta manhã , resolvi dar uma volta para tomar um pouco de sol , já que ando muito encafuado em casa e logo, na pracinha , me encontro com um velho conhecido que é alto funcionário da prefeitura. Conversa vai, conversa vem , abordamos o tema do recadastramento do já cadastrado. Prova de vida, eu a faço todos os anos perante o meu banco , para continuar recebendo a minha aposentadoria ,  mas os dados do cadastro imobiliário não mudam. Estão lá,..  Vocês não vão acreditar , mas é palavra de Sarnelli : num certo ponto do papo, ele me diz , depois de eu haver feito algumas críticas aos procedimentos municipais : Sarnelli, eu mesmo fui esta semana levar os meus documentos à Sefaz . O funcionário pegou o envelope e o jogou numa grande caixa de papelão . Eu cobrei o meu comprovante e ele me disse: para que, se ninguém vai olhar isso aí ? Já imaginaram se , se cada um dos 600 mil inscritos , entregarem um envelope com, no mínimo, 6 folhas apenas , serão 3.600.000 folhas de papel para serem examinadas . Papel demais, para funcionário de menos !

Claro que os " ocultos " não vão enviar coisa alguma...

Como o prazo se encerra em 30 de setembro, tem muita água para rolar sob a ponte. Vou esperar o final da novela. Ah, sim. Gastei,além do meu tempo e trabalho, pouco menos de 20 reais para satisfazer a uma exigência absurda da prefeitura....Para enviar uma papelada que não vai ser consultada e cujos dados principais já tinham sido transmitidos via internet ( repito que .desnecessariamente ).
 .
E viva a burocracia e a falta de critério !

Nenhum comentário:

Postar um comentário