sábado, 13 de agosto de 2011

Em defesa do planeta: Usina Digital insere jovens socialment​e e recondicio​na lixo eletrônico

Postagem reproduzida das fontes abaixo indicadas.

Responder
Bomfim bomfimbrown@yahoo.com.br

mostrar detalhes 11 ago (2 dias atrás)

No Blog do Brown
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em defesa do planeta: Usina Digital insere jovens socialmente e recondiciona lixo eletrônico.

Na quarta-feira, 17 de agosto, jovens de baixa renda e que há poucos meses não tinham nenhuma perspectiva, vão receber seus certificados de conclusão do Curso de Manutenção de Microcomputadores e Qualificação Pessoal e Social, ministrado pela Usina Digital – CRC da Bahia.

A cerimônia será às 16 horas, na Casa do Trabalhador, Centro de Lauro de Freitas

Contaato: Giuseppe Vozza (telefones 3379-7326 e 8830-8222) E-mail: crc.bahia@pangea.org.br

Vale à pena você ler o texto abaixo sobre esse trabalho de defesa do meio ambiente e de inclusões social e digital de jovens pobres economicamente. Fala-se tanto em melhorar o planeta que quando alguém sai do discurso e parte para uma prática de resultados imediatos merece de nós uma atenção.

Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) – Usina Digital realiza inclusões social e digital de jovens

Ong defende o meio ambiente recondicionando o lixo eletrônico

No município de Lauro de Freitas realiza-se o maior programa de coleta e recondicionamento de equipamentos de informátic da Bahia. É uma parceria de governos (Federal, Estadual e Municipal) e de organização não-governamental (o Pangea, Centro de Estudos Socioambientais) que deu certo e hoje é um exemplo a ser seguido no País.

O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) – Usina Digital funciona desde o começo de 2010 em amplas estruturas cedidas pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, integrando o Programa Nacional Computadores para Inclusão, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Atualmente, existe uma rede de oito desses centros no Brasil.

Na Usina Digital é realizado um processo integrado que beneficia ao mesmo tempo o meio ambiente e a comunidade. Diariamente chegam à Usina computadores e outros equipamentos e componentes eletrônicos descartados por órgãos da administração pública, por empresas e por indivíduos.

De imediato essa ação ajuda o meio ambiente. Não jogar no lixo esse material reduz a pressão desses resíduos sobre o ambiente. Ao mesmo tempo é desenvolvido um trabalho exemplar de inclusões social e digital. São capacitados jovens de famílias de baixa renda das comunidades de Lauro de Freitas para operar como técnicos em informática. Os próprios jovens e integrantes da Ong realizam o recondicionamento e, em alguns casos, a restauração das máquinas.

Jovens recondicionando computadores na Usina Digital

São montados kits de acesso digital (10 computadores + 1 provedor + impressoras e auxiliares) e , após isso, levados para escolas, bibliotecas, associações de bairro e organizações comunitárias, selecionadas pelo Comitê Nacional do Programa Computadores para Inclusão. Até hoje foram distribuídos 16 kits completos (cerca de 200 máquinas) e qualificados 90 jovens. Sucessivamente ao processo de formação, que integra os aspetos técnicos com a qualificação pessoal e social, os jovens são apoiados na sua inserção neste promissor mercado de trabalho. Alguns deles estagiam como monitores no CRC.

Além da parceria da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti) e do Governo Federal, o CRC conta com uma rede de colaboradores e parceiros, entre os quais estão empresas de informática, escolas municipais, Aldeias SOS Crianças e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, como a Cooperbrava, que recolhem e reciclam os materiais inutilizáveis para recondicionamento, gerando renda para seus associados. O projeto conta também com articulações, apoios e intercâmbios com organizações de outros países.

Apesar da sua estrutura não estar ainda completa e por isso mesmo ter dificuldade em atender a demanda da doação dos equipamentos de informática, o CRC-Bahia está se consolidando como uma importante contribuição para garantir uma destinação adequada ao lixo eletrônico na Bahia e para a inclusão digital e social dos jovens.

O CRC/Bahia Usina Digital está localizado na Rua Leonardo B. da Silva, lote 08, Lauro de Freitas.
Telefone(71) 3379.7326
Blog: http://usinadigitalbahia.blogspot.com/
E-mail: crc.bahia@pangea.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário