sábado, 6 de abril de 2013

Salvador, cidade sem árvores e muitos pardais...

 
 





Avenida Vasco da Gama

Muito pouca gente viu o caminho por onde passava o bonde que vinha , por dentro do mato,  Rio Vermelho 15 ,  do antigo Retiro , onde existia um matadouro, para o Rio Vermelho . Estrada ( só havia mesmo os trilhos e o espaço para os bondes por dentro do mato )   que passou a ser conhecida como Vasco da Lama , quando lhe colocaram asfalto numa pista , o que provocava o emporcalhamento de todas as fachadas , quando chovia e os carros espalhavam a lama... Hoje, totalmente modificada , de onde até um rio desapareceu entre as pistas atuais,  embutido em galeria que leva as águas para o Rio Vermelho e que vão desaguar na praia da Mariquita em frente à uma rocha conhecida históricamente como Pedra da Concha. Há uma história que prefiro não comentar. Passo por cima e continuo a minha crônica. 
Hoje, nem de longe a Vasco da Gama  lembra os velhos tempos quando eu exigia do meu avô Pasquale um passeio pela linha do bonde do Rio Vermelho de Baixo ,  só para estar com ele e curtir a natureza na ida e na volta.
Hoje , temos uma bela avenida que facilita o tráfego naquele espaço ,que sempre foi caótico, com a criação de vários retornos e até mesmo um cruzamento que retira daquela via uma enorme quantidade de veículos que buscam outros destinos, inclusive uma grande quantidade de ônibus. Ponto para a Prefeitura !
Como resultado da colocação da galeria e consequente desaparecimento do rio, surgiu uma nova área que embeleza demais o espaço recuperado mas, como sempre tem um porém , a obra, provavelmente tecnicamente perfeita, não posso discutir o assunto por absoluta incompetência , pois não é a minha praia, mas posso ver que algo muito importante ficou faltando. Gramaram toda a cobertura de terra com tapetes que não demorarão muito estarão viçosos,  visto que grama adora sol e isso é algo que não falta aqui. Sol, de janeiro a dezembro, É aqui que os turistas vem tomar um bronzeado fugindo da falta de sol de muitas capitais , dos temporais, das frentes frias e até mesmo  de chuvas de granizo.

Como eu disse, sempre há um porém . Salvador, uma cidade que vive sob  um sol inclemente durante o ano inteiro , no seu verão eterno,  é uma cidade sem árvores ! Se esqueceram do plantio de árvores, e espaço há à vontade .  Não dá para acreditar que os nossos administradores nunca pensem nesse detalhe .As árvores que temos pela cidade são heranças dos nossos bisavós ou mesmo avós, a grande maioria , velha e atacada pelos cupins  e nós, o que vamos deixar para os nossos netos e bisnetos ? Uma cidade ensolarada , que passa o dia sob uma temperatura quase sempre de 30/32ºC . Para uma população que espera os transportes coletivos em pontos de ônibus que não são pontos , sob o sol e a chuva e uma cidade sem  árvores ! Sim, também chove, por aqui, de vez em quando...Na maioria das vezes, um ponto de ônibus é identificado por uma placa retangular , azul, com o desenho do veículo, amarrada a um poste por um arame...
Para mim ,  é uma falha importante , no entanto ,  ainda está em tempo.
Temos o outono e o inverno pela frente e, se árvores saudáveis forem plantadas agora, da maneira correta, certamente vingarão fortes  prometendo muita sombra para o futuro, algo que os nossos descendentes agradecerão. A avenida Vasco da Gama , recebendo um belo projeto de paisagismo , seria,certamente, uma das mais belas da cidade !
Não consigo é entender como apareceram no canteiro central, da noite para o dia , três palmeiras imperiais que o povo, a voz de Deus, diz terem sido transplantadas , ao custo de 15 mil reais cada uma. Será verdade ou é intriga da oposição ?
 Não vamos cometer os mesmos erros que  praticaram  com os coqueiros transplantados da Barra a Itapoã !...

Salvador precisa de árvores.
Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário