terça-feira, 29 de março de 2011

Salvador, cidade quente, sem árvores e sem sombras.

Estas árvores estão aí há anos sem crescerem e sem se desenvolverem , por serem impróprias para o nosso clima . Pararam no tempo e nos espaço !

Como tudo em Salvador recebe tratamento inadequado e por isso a cidade envelhece e cada vez mais oferece uma pior qualidade de vida à população , a questão , entre outras tantas , da conservação das árvores existentes implantadas na cidade pelos nossos tataravôs , bisavós e avôs, é um outro item  completamente desconsiderado pela prefeitura. Não falo só dessa . Me refiro às anteriores também. Todas aquelas árvores que estão ao longo da avenida sete de setembro ( corredor da Vitória ), e em outro locais , a maioria delas, com certeza são centenárias . Eu as conheci na infância . A cidade cresce, a população também, e não se nota nenhuma preocupação e nenhum esforço em arborizar uma cidade que vive constantemente sob um sol causticante de um verão quase eterno , enquanto a população precisa se movimentar e conta apenas com “ paradas de ônibus “ que, na maioria das vezes , é reconhecida apenas por uma placa azul afixada a um poste por um arame, sem que os usuários dos transportes tenham a menor proteção contra as intempéries... Algumas paradas , foram determinadas aproveitando-se as sombras de algumas árvores . Quando o dia está ensolarado, menos mal , porque a ventilação da cidade ajuda e é até agradável , mas, e quando é dia de chuvas acompanhadas de ventos ?... Quém está na orla marítima sofre, e como... E , o pior, é que a população não reclama . Preocupada em chegar ao seu trabalho , se sujeita ao transporte em uma frota de ônibus decadentes e inseguros, sabendo e lamentando que não tem para quém reclamar e se reclama, não acontece nada.

São, no mínimo, dois problemas para serem resolvidos pelo devido respeito a uma população que sofre calada , mas que tem o seu direito de ser bem tratada.. A questão das paradas de ônibus em pontos sem a menor proteção e conforto e aquela que é muito mais importante ainda numa cidade de clima tropical, da arborização da cidade. Com o descaso atual, estaremos permitindo que as que ainda nos fornecem, generosamente , as benesses das suas sombras , se acabem devido à idade e à devastação que os cupins que infestam a cidade provocam. É possível que não se veja de pronto,  mas uma verificação mais apurada e maiores cuidados , constatarão que muitas delas estão ocas e que são ninhos dos bichinhos que não dão sossego , que estão espalhados pelo mundo inteiro. A implantação de árvores pela cidade deve ser uma preocupação constante dos gestores do município , para torná-la mais bonita e humana,  em respeito aos soteropolitanos que se estressam com tantos maus tratos ao esperar transportes sob o sol e a chuva e a viajarem, nos horários de pico , em ônibus velhos que não oferecem o menor conforto... Antes que eu me esqueça. O modelo implantado de “ abrigos” pela empresa DECaux ,não protege ninguém de nada e são, na realidade, apenas suportes exclusivos para as propagandas que ela divulga. Acresce o fato de que diversos “ abrigos” , pela posição em que são colocados, recebem o sol pela manhã e pela tarde e  não protegem da chuva, principalmente quando ela é acompanhada de vento...

Mas eu que comecei desejando falar de árvores e sombras , não posso deixar de me referir àquela implantação, para mim desastrosa, das mudas de coqueiros que colocaram desde a Barra a Itapoã , lembrando o que já havia dito e postado há muito tempo, a minha opinião de que elas nunca viriam a ser coqueiros . Está confirmado ! É preciso rever a questão e replantar tudo novamente para que possamos ter, no futuro, uma orla ornada pelos nossos famosos coqueiros, que é um dos elementos de identificação da nossa cidade. Salvador sem coqueiros , não será Salvador. Não será a Salvador que os turistas que vêm aos milhares todos os anos, desejam encontrar. Os coqueiros, forçosamente, fazem parte das nossas paisagens.Não se pode descartar , que os coqueiros adultos que ainda existem na orla são todos idosos e que a tendência é , aos poucos, sumirem da paisagem. Se não houver uma reposição , de mudas sadias ... Pena, muita pena , que tenhamos jogado muita grana fora !

Está aí um problema que cabe à prefeitura assumir e tomar providências para que a nossa cidade , a bela Salvador, que está completando 462 anos de fundada hoje , de clima tropical, e muito sol o ano todo , não se veja careca. Lembrar também que a população cresce , praças são construídas e entregues ao povo na maioria das vezes com algumas coisas que parecem mudas de árvores mas que, por falta de cuidados, nunca se desenvolverão. É preciso cuidar da molhação e não basta apenas cavar um buraco , enfiar uma muda como fizeram com os coqueiros, sem dar-lhes uma bela dose de abubo e molhação.. O momento seria oportuno para o plantio, com o outono chegando , pois as chuvas estão aí e facilitarão o trabalho difícil da irrigação .

No entanto, o mais importantes mesmo é que as mudas sejam sadias e que as árvores sejam de um tipo de crescimentos rápido e que possam produzir sombras para a população nas praças espalhadas pela cidade . Não dá para entender como colocaram no Largo de Santana e na Praça Colombo ( Mariquita ) aqueles pés de paus , que nunca foram aguados, a não ser pelas chuvas ,  que não dizem nada e que não irão a lugar algum . É necessário, sobretudo, que seja escolhida uma espécie que possa desenvolver, que seja cuidada para que, no futuro, ofereça aos soteropolitanos sombras e mais oxigênio pra minorar à poluição que os veículos motorizados produzem .

Sarnelli,

Em 29.03.2011. - No dia dos 462 anos de aniversário da cidade.  O meu abraço, Salvador !





Nenhum comentário:

Postar um comentário