sábado, 21 de maio de 2011

O ensino do nosso português + uma crônica do nosso Reinhard Lackinger

Acompanhei o estardalhaço que a Rede Globo fez em torno do novo livro de português, que admite que alguém fale errado, a depender das circunstâncias.

Devo dizer para a compreensão do que quero dizer com essas mal traçadas linhas, que eu próprio nasci bilingue. Com os pais, com irmão, vizinhos e amigos, eu falava o alemão regional, enquanto o rádio insistia em mandar as mensagens em alto alemão. Nas escolas, na igreja, no trato com epartições públicas, o papo era em alto-alemão. Fora disso, a gente ascava um linguajar regional parecido com que se fala na Baviera. Coisa que nenhum  alemão do norte da Alemanha entende!

A crítica, que a Globo anda fazendo, me lembra o dedo em riste contra o personagem de desenho animado: Chico Bento! No início, os nossos eruditos eram unânimes em dizer que as crianças, que lessem as revistinhas do Chico Bento iriam aprender a fala errada do Chico, do Zé Lelé, da Rosinha... Besteira, nada disso aconteceu!

Todos os brasileiros e até as cascas de côco espalhadas pelas nossas ruas sabem, que o português correto continua sendo ensinado e cobrado nas escolas!

Comparo essa certa tolerância com os vícios linguísticos, como forma de inclusão de milhões de brasileiros, que desde cedo não tiveram ensino formal de qualidade báh, só, uai, oxente, taí... tá rebocado e piripicado!

Falta dizer que macaco não olha para o próprio rabo!

Logo a Rede Globo tinha que gastar litros de saliva e para lá de um quarto de hora com as críticas daquele livro didático de português!

Todos nós sabemos que o elenco da Globo é que mais maltrata o idioma de Camões, mais erros de português vem cometendo... nas novelas, nos talk-shows, nos telejornais!

Se eu estiver errado com o meu pensamento, me perdoem. Não sou nenhum catedrático de pedagogia e sim um reles taverneiro austríaco!

Prost
Reinhard Lackinger

Nenhum comentário:

Postar um comentário