domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fonte de Ondina ou Fonte do Chega Nego ( Biquinha de Ondina)


Biquinha jorrando água e o seu interior esta manhã (06.02.2011)

 
O estado em que se encontra o patrimônio público .
A biquinha da av.Oceânica, oficialmente conhecida como a Fonte de Ondina ou do Chega Nego, aparece na foto em estado lastimável. Você sabia que a fonte é um patrimônio público cuja manutenção é de responsabilidade da Prefeitura ? Não ? Pois fique sabendo !

Ela consta dos bens relacionados pela Fundação Gregório de Matos e no histórico da apresentação, se lê que está sendo usada para tomar banho e para beber. Nem somente para tomar banho como para lavar roupa e os pés ... Beber é impossível . Essa fonte faz parte da minha infância , quando via as pessoas passarem portando garrafões para apanharem água para beber. Ela jorra de dentro das pedras e dizia meu avô que era uma água saudável , ele mesmo um consumidor habitual daquela aguinha fresca e deliciosa.
A sua construção é atribuída ao ex-governador J.José Seabra , por volta da década de 20 do século XX . A fundação informa que ela recebeu uma manutenção por volta de 1993 , que foi restaurada , mas não foi um trabalho satisfatório. O pior de tudo é que a própria foto que aparece no catálogo que está no ar ( Procurar Fundação Gregório de Matos e acessar a opção sítios históricos – fontes e chafarizes ) já mostra o estado em que se encontra, de abandono. Em outros lugares , aquela modesta fonte ou biquinha teria um tratamento melhor e seria aproveitada como mais um item turístico.
Hoje, 06.02.2011, estive por , lá, saquei umas fotos,que transformei em mosaicos e que ilustra essa nota , constatei que, até hoje, a biquinha continua fornecendo, generosamente, aquela água fresca, límpida e deliciosa que só está servindo para que as pessoas lavem os pés quando saem da praia , tomem banho e mesmo lavem roupas.
Gente, aquela peça do patrimônio público pode ter até 100 anos. É preciso uma intervenção e não deixar que terminem acabando com ela , como parece que é o que vai acontecer. Um pequeno projeto de baixo custo, daria uma personalidade bem melhor ao local. Vamos preservar, pessoal !
Os dados técnicos da biquinha são os seguintes:
Diâmetro maior = 1,90m Altura= 2,70m
Diâmetro menor = 1,10m Comprimento= 1,90m
Profundidade = 0,50m Espessura= 0,33m
Sarnelli, em 06.02.2011.



Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário