quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Os pés de acácia , as abelhinhas da nonna Paola , e o Parque Cruz Aguiar.






O pé de acácia, moradia das abelhinhas


Quando eu comprei a casa em que moro atualmente,  há cerca de 52 anos , o Rio Vermelho ainda era um bairro longe da cidade . O Parque ,praticamente ainda em construção, era um local quase que esquecido e quase nada valorizado , mas era  um pedaço da cidade tranqüilo e ninguém pensava em violências como as de hoje. O muro da minha casa era baixo e nem portão tínhamos . A casa é daquele tipo que, para tocar a campainha , você tem que acessá-la até a varanda e apertar o botão...Mas o tempo passou , e tudo mudou do jeito que muda o tempo todo.
Para ver a casa, vim com a minha mulher, eu pilotando uma lambretta e ela , no assento traseiro, foi quando conhecemos o velho Bahia , a Noélia e os meninos , hoje homens feitos e com famílias formadas. A partir daí, sempre fomos vizinhos, até que o Bahia se foi e os novos chegaram...

Mas eu ia e vou, falar de algo que me passa pela cabeça, provocado pela crônica de um amigo que foi ao ar intitulada “Crônica de um pé de laranja lima e para a qual eu pretendi colocar um comentário . E foi aí que as recordações afloraram !

O comentário foi este e pode ser conferido no blog  “ Cartas do meu moinho “ :

Cristiano, eu havia feito um comentário e, na hora de postar, a dona internet , que anda uma porcaria, me fez perder todo o trabalho. Acho que não serei capaz de refazer o que havia dito. Mais ou menos, foi o seguinte: você me fez lembrar D.Paola com as suas abelhinhas. Aqui em casa temos uma árvore de acácia que você bem conhece que nunca deu muitas flores. É só folhas, muitas folhas, mas sempre viçosas porque cuidamos dela como podemos e todos os anos damos-lhe uma poda. Qando compramos a casa, jhá 52 anos . ela já estava aqui. Era apenas uma vareta de pouco mais de metro e meio com algumas folhas, ainda mais sustentada por um pau fincado no chão ao qual estava amarrada. Por causa da idade e dos cupins, ficou com partes do tronco oco e numa delas se instalaram umas abelhas muito pequenina. Elas eram, vistas em nuvens, mas você podia se aproximar , porque não atacavam. Elas têm a mania de sumirem e de reaparecerem depois de muito tempo. No momento, estão sumidas. A Paola está com saudades dos insetinhos, pois conversava com eles todas as manhãs abraçando a árvore. Tenho a certeza de que vão voltar. A entrada para o oco, no momento, está fechada por um tarugo de cera , não é curioso ? A parte bonita da sua história é a amizade da menina com o pé de lima, que acabou por salvar toda a família. Provavelmente, retribuindo a amizade da garota , mas o seu temporal eu acho que você importou de São Paulo. Vixe !
Gostei, gostei sim, como gosto de tudo o que você escreve.
---------------------------------------------------------------
Voltando ao pé de acácia , quando aqui chegamos , eram dois – digamos gêmeos , que iam crescendo juntos . Num deles, os meninos fizeram a casinha, uma espécie de Clube do Bolinha , onde brincavam , até que, inesperadamente , o tal pé começou a morrer e foi indo, foi indo , até que, realmente , não teve mais salvação . Havia uma muda de coqueiro entre aquelas de acácia, que eu eliminei de pronto , por calcular que , no futuro, não haveria  espaço pra três árvores adultas.
Mas , à medida que nós íamos cada vez ficando mais perto da cidade ou a cidade nos engolindo, tivemos que aumentar a altura do muro e, posteriormente , até mesmo , colocar uma grade com pontas de lança que, na verdade, não serve para nada...Nós estamos vendo nos noticiários que nem mesmo os sistemas cuidadosamente bolados e tidos como de segurança máxima ,  são tranqüilamente burlados pelos “ meninos criativos “ que andam à solta por aí . Quando não o conseguem, apelam para a violência . Os tempos tranqüilos do Parque Cruz Aguiar, um bairro criado para ser residencial, hoje invadido por todos os tipos de atividades na parte baixa, estão apenas na lembrança de quem passou por eles e hoje se sentem sufocados, engolidos pelo crescimento desordenado da cidade.
7 de fevereiro de 2011 16:28
Revisto em 09.02.2011.

Blogger


 

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário