segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma imagem do dia 2 de fevereiro 2011 , quando tudo estava começando na praia de Santana


Eram cerca de 9 horas da manhã quando esta imagem foi clicada. A praia já começava a se encher de gente , de adeptos de Iemanjá . Este é o nosso Rio Vermelho , aquele que queremos !



Reunião do dia 19.02.2011



Foi bastante promissora a reunião  na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. , quando contamos com um número elevado , para os nossos padrões, evidenciando o fato de que sempre mais os moradores se interessam pelos problemas do bairro , de pessoas ao encontro .
Como o Blog já divulgou, houve algum consenso sobre certos assuntos que precisam ser encaminhados, como também com relação ao” alinhamento “ das Associações existentes no bairro, com a comunidade riovermelhense  ,aproveitando-nos da presença do Sr.Andrei Góes e  da Dra. Daniela Felix , sua Asssessora , que compareceram representando o Vereador Pedro Godinho, já preso a outros compromissos , que a tudo ouviram,  para , nos final, colocarem os telefones do gabinete e pessoais à nossa disposição, para contatos diretos. Assim, temos aberto um canal de comunicação valioso que precisamos utilizar . Através do DR. Andrei, faremos chegar a nossa voz ao Vereador Sr.Pedro Godinho, hoje Presidente da Câmara Municipal, e consequentemente , ao prefeito.
Está aí , a oportunidade e fazermos alguma coisa pelo bairro mais famoso e mais mal tratado de Salvador. A fama de Bairro da Boemia, pouca coisa boa trouxe para ele. Parte da população usa-o para faturar , se importanto pouco com o resto e, depois do point da Mariquita , que, dito de passagem, foi inaugurado sem ter sido terminado, já luta com uma série de problemas a coisa não melhorou . Temos a questão do engarrafamento crônico na Mariquita, da praia de Santana , dos restaurantes que usam as esquinas como points de lixo orgânico, outras pessoas que usam as esquinas para jogar entulhos ,  da sinalização das pistas , das faixas de segurança mal projetadas e a maioria delas já apagadas, da falta de educação dos motoristas sem que a TRANSAALVADOR coloque um só olho sobre o Rio Vermelho, enfim, temos , não diria centenas, mas dezenas de problemas para sanar e muita coisa depende de nós moradores , que precisamos fiscalizar e denunciar  Não somos um grupo formado , mas, mesmo isoladamente, cada um de nós pode fazer alguma coisa. Basta tomar conta do seu pedaço, da sua rua...Fazer uma denúncia . Aqui no Parque, a coisa funciona assim !...
Temos ainda a ameaça de empreendimentos imobiliários “ faraônicos “ no antigo Morro do Conselho , promessa de muita pioria... e de mais tráfego na área , sem que os espaços cresçam .

Está prevista para o dia 26 de março um novo encontro na mesma Biblioteca Juracy Magalhães Jr, dessa vez um pouco mais cedo. A partir da 09 horas. Esta data depende, ainda de confirmação, mas, ainda esta semana . ela será definida e divulgada pelo Blog do Rio Vermelho.



Na reunião de sábado, éramos 21  pessoas, o maior número que conseguimos reunir , o que demonstra que mais pessoas se interessam e desejam participar do esforço comum. Mas houve um detalhe importante a ser apontado. Da reunião ,participaram apenas dois jovens. As outras pessoas passavam dos 65 indo até quase os 80 do Sarnelli. Isso evidencia o fato de que mais jovens precisam se interessar e um deles assumir a liderança e tocar em frente o projeto , o sonho, de transformar o Rio Vermelho da bagunça que é, num bairro onde se possa ter uma qualidade melhor. Afinal, vivemos num bairro histórico !
 É preciso que surja uma ala jovem que, com todo o vigor , toque a coisa para frente porque a “ ala dos jovens da terceira idade “ não pode mais que continuar oferecendo a sua orientação e experiância  por mais algum tempo apenas. Acresce o fato de que como tudo muda o tempo todo , os jovens de hoje com apenas 30 anos, têm tanta ou mais experiência e conhecimentos que um de nós com 65 , que estamos vindo de uma outra geração , quando engolíamos muito menos informações e levávamos muito mais  tempo para  processá-las e amadurecer...

É a vez da rapaziada , mesmo porque vamos deixar o Rio Vermelho para eles e para os seus filhos ..

Procura-se uma liderança jovem para o bem do Bairro dos Artistas e da Boemia, mas uma boemia que não seja de esculhambação, mijadas nos cantinhos dos muros, latinhas de cerveja pelo meio-fio , dentro do oceano , como na Barra ,  barulhos no meio da noite , promiscuidade nas praias , tráfico de drogas . Uma boemia que respeite a memória e os nomes dos artistas por que aqui passaram e que mereça o respeito dos moradores, hoje com medo de saírem quando o dia começa a raiar para uma simples caminhada de cooper.

É preciso assinalar que tivemos também a presença do Sr.Clovis Bezerril na qualidade de cidadão , mas que , devido às ligações que tem com as Associações que atuam no bairro, vai ajudar a promover o que ficou definido como “ alinhamento “ entre todas as correntes existentes no belo e aprazível Rio Vermelho, visando o bem comum.

A reunião deixou muitas esperanças, mas é preciso que os jovens apareçam, pois o grupo antigo já está chegando ao ponto de “ jogar a toalha “ por uma série de motivos e precisa ser  sucedido !

Não é esse o Rio Vermelho que queremos . O Rio Vermelho que desejamos para nós, nossos filhos, netos e futuras gerações é um outro com muito boa qualidade de vida e união.

Sarnelli , 22.02.2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário