segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais um aliado na luta pela recuperação do Rio Vermelho



Pôr do sol, visto da praia de Santana no Rio Vermelho em Salvador

Mais um aliado na luta pela recuperação do Rio Vermelho


Recebemos do jornalista Jorge Ramos, morador do Rio Vermelho o comentário abaixo que reproduzimos na integra, porque além do incentivo, demonstra que outras pessoas estão incomodadas com o estado de abandono a que relegaram o nosso bairro, e isso é muito bom. Vamos unir forças para tentar tirar o bairro do caos em que se transformou.



“Este blog faz um notável trabalho sobre o Rio Vermelho, sua história, seus problemas e sua beleza. É uma pena que o poder público municipal seja tão omisso e conivente com as mazelas que castigam o nosso bairro. Mas não desista e continue apontando os descasos e clamando por providências. É lastimável que o bairro com a história do Rio Vermelho, que antecede mesmo à fundação da própria cidade seja tão mal cuidado, desmazelado mesmo e que sua paisagem tão bela esteja sendo degradada. Isso acontece pela omissão do poder público e desprezo praticado pelos muitos estabelecimentos aqui instalados e que pouco fazem pelo próprio bairro. Dizem, e de fato o é, que o Rio Vermelho é o bairro boêmio, atraindo todas as noites centenas e mesmo milhares de pessoas, que lotam os bares e restaurantes. Mas você e os moradores já devem ter notado que esses estabelecimentos jogam o lixo que produzem - restos de comida incluídos - durante a madrugada nas calçadas do bairro. Caminhar pelo Rio Vermelho de manhã cedinho é uma aventura, tendo que se desviar de monturos de lixo, com sacos abertos e muitas moscas e até ratos se servindo. É um mau cheiro insuportável. O Largo de Santana e o Largo da Mariquita amanhecem que é uma imundície só, os garis se esforçam em limpar mas as pessoas jogam ao chão copos descartáveis, latinhas, papéis com restos de acarajé. Ajudaria muito a limpeza do bairro se os proprios bares e restaurantes acondicionassem melhor seus detritos e também fizessem campanhas para sensibilizar os clientes a não jogarem lixo na rua...

Outro problema grave e que você sempre denuncia é a situação da Praia de Santana e da área da Colônia de Pescadores. Ali é um pardieiro. Além de lixo na areia, restos de embarcações servindo de abrigos a mendigos e marginais, há ratos e cachorros se alimentando das vísceras e restos de peixe que os próprios pescadores lançam ao chão.

Eles não colaboram com a limpeza e higiene do próprio espaço de onde tiram o sustento!. A Vigilância Sanitária deveria fiscalizar as condições em que os peixes são tratados e vendidos. É no chão mesmo ! Nesta foto eu registro uma oferta de petitingas à disposição de quem queira comprar. Sei lá, o pessoal do Sebrae junto com as áreas da Saúde e de Assistência Social da Prefeitura deveriam tomar a iniciativa de procurar a Colônia de Pescadores para capacitar os associados sobre a maneira adequada de manipular o pescado, sem trazer riscos à saúde da população. Quanto à questão sanitária, você já denunciou que o esgoto da sede é lançado diretamente no mar, num verdadeiro crime ambiental. O penhasco ali atrás, onde são jogados todo ano presentes para Yemanjá, é um sanitário público a céu aberto.

Enfim, algo precisa ser feito para tornar o Rio Vermelho melhor. E este blog é o melhor caminho para isso.

Um abraço e conte sempre com a colaboração do amigo e colega

JORGINHO RAMOS

Material copiado do Blog dfo Rio Vermelho , de autoria do jornalista Jorginho Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário